11 novembro, 2014

Sobre Luís Nassif: O Xadrez da batalha do impeachment

Um bom texto de Luis Nassif (http://jornalggn.com.br/noticia/o-xadrez-do-jogo-do-impeachment-por-luis-nassif) de sociologia do poder e da mídia, com uma forte pitada de "futurologia" para os próximos dois anos.

Sinta o buraco ou o campo efetivo das lutas, que é mais embaixo ou mais amplo do que aquele jargão velho de guerra sobre as massas, as multidões ou "as ruas", que sempre foram um mero peão marginal dentro do campo de batalha entre elites, a mídia, a classe média e seus gestores. Em suma, as grandes peças do xadrez político nacional ainda são as forças reificadas nas altas esferas.

Porém, o sujeito que tem pouco peso nessa análise é o o capital, em processo de crise, a economia real entre inflação, ajustes de preços e concorrência global. Vai ser quase impossível governar à esquerda nesse momento, confirmando a paralisia da política.

Por outro lado, ainda, vai ser difícil para a mídia conciliar o seu denuncismo moral com falta de verbas publicitárias por parte de governos e empresas. No fundo, tudo vai depender do que sair de fato concreto da operação Lava a Jato. E parece que vai ser pouco, pois os partidos fizeram o famoso "acordão" para não jogar merda no ventilador coletivo.

Bob Klausen

Nenhum comentário: